Compartilhar

Ser um administrador de rede exige um profundo conhecimento sobre os protocolos de login remoto, como rlogin, telnet e SSH. Nesse artigo vamos falar do SSH, Como instalar e configurar o OpenSSH Server Linux, um protocolo remoto seguro, que é usado para trabalhar remotamente em outras máquinas ou transferir dados entre computadores usando comando SCP (Secure Copy). Mas, o que é OpenSSH e como instalá-lo em sua distribuição Linux, ou mais precisamente em seu Ubuntu

Como instalar e configurar o OpenSSH Server Linux
Como instalar e configurar o OpenSSH Server Linux

O que é o OpenSSH?

OpenSSH é um ferramenta de código livre (open source) utilizada para fornecer comunicação segura e criptografada através de uma rede de computadores utilizando o protocolo ssh. Muitas pessoas acham que o OpenSSH é um protocolo, mas não é, o mesmo é apenas um conjunto de programas de computador que utilizam o protocolo ssh.

OpenSSH é desenvolvido pelo the OpenBSD Project e ele é liberado sob a licença Simplified BSD License. O principal fator que tornou possível que OpenSSH ser usado tanto entre os administradores do sistema é a sua capacidade multi-plataforma e bons recursos muito úteis que tem. A versão mais recente é OpenSSH 6.6, que foi lançado em 13 de fevereiro de 2014 (ver changelog).

Esta versão do OpenSSH vem com muitos novos recursos e correções, por isso, se você já usa o OpenSSH para administrar suas máquinas, sugiro que você faça um upgrade.

Como instalar e configurar o OpenSSH Server Linux

Abra seu terminal (Ctrl – Alt – T ) e cole os comando.

Para Ubuntu/ Debian/ Mint

 Configurando OpenSSH

Para configurar o OpenSSH vamos fazer isso através do arquivo de configuração do ssh, mas antes de editar o /etc/ssh/sshd_config precisamos de fazer um backup do mesmo, por isso no caso de cometer algum erro, temos a cópia original.

Abra um terminal e execute o seguinte comando para fazer uma cópia do arquivo de configuração do sshd original.

Como você pode ver com o comando que eu digitei, eu adicionei no final do nome do arquivo original_copia, por isso cada vez que vejo esse arquivo eu sei que é uma cópia original do arquivo de configuração do sshd.

Primeiramente é preciso verificar se o nosso servidor OpenSSH está funcionando ou não. Como fazer isso? Você pode tentar se conectar ao servidor OpenSSH do seu local através do seu cliente OpenSSH, vamos usar uma pequena ferramenta chamada netcat, gosto de trabalhar com essa ferramenta, no seu terminal cole o comando abaixo:

No comando que executamos o serviço SSH está rodando na porta 22, que no caso é a porta padrão, mas se quiser usar outra porta, em vez de 22? Podemos fazer isso editando o arquivo de configuração do sshd.
Defina o seu OpenSSH para escutar na porta TCP 13 em vez do padrão TCP porta 22 Abra o arquivo sshd_config com seu editor de texto favorito e alterar a directiva porta a 13.

Abra seu terminal e cole o comando abaixo, veja que estou o nano para editar

Alterar Porta sshd
Alterar Porta sshd

 

Altere a linha Port 22 para Port 22380, ou a porta de sua preferência.

Reinicie servidor OpenSSH para que as mudanças no arquivo de configuração pode ser feita digitando o seguinte comando e executar o netcat para verificar se a porta que você definiu para a escuta está aberta ou não.

Agora vamos verificar se o nosso servidor OpenSSH está escutando na porta 22380, para isso vamos usar o netcat novamente, digite o comando abaixo para verificar se está funcionando a porta conforme alteramos.

 

 Como conectar ao OpenSSH

Para Linux

Para usuário linux use os comandos para se conectar:

Veja que nesse comando que fiz como exemplo usei como usuário “root” e nesse caso o IP é 123.45.56.789 obviamente que essas informações devem ser alteradas com as informações corretas do servidor que você irá se conectar.

Para Windows

Recomendo que use o putty um programa muito simples e acredito ser o mais usado para tal tarefa.

Clique aqui para baixa-lo

 

Conclusão

Há muitas coisas que você pode fazer com as ferramentas OpenSSH quando se trata da maneira de configurar o servidor OpenSSH, posso dizer que a sua imaginação é o limite, o que te recomendo fortemente desse tutorial é que altere a porta que vem como padrão 22, e de preferência que mude a porta para pelo menos 5 dígitos, por exemplo 22380.

Como instalar e configurar o OpenSSH Server Linux
5 (100%) 1 vote
  • Pingback: Como instalar e configurar o OpenSSH Server LinuxFast Speed – Servidores Dedicados, Cloud, SeedBox, TeamSpeak 3, VPS e Hospedagem()