Compartilhar

Você, que está acostumado com o tratamento de imagens usando programas como o Adobe Photoshop, muito usado no Windows, precisa conhecer os recursos fantásticos que terá acesso com a nova experiência do GIMP pelo Ubuntu. A primeira coisa que você deve procurar se inteirar é o significado de Gimp? A nomenclatura significa GNU Image Manipulation Program, ou seja, um programa licenciado pela GNU General Public License, nascido das mãos de dois profissionais: Spencer Kimball e Peter Mattis, em 1995. Trabalha com o sistema operacional Linux, alternativa open source ao Adobe Photoshop, que executa tarefas sobre imagens, dos tamanhos às cores, conversão de arquivos em diversos formatos, redimensionamento com camadas e logotipagem.

Como Instalar GIMP no Ubuntu Aprenda a tratar imagens

 

Principais Funcionalidades do Gimp

O Gimp disponibiliza para uma variedade de recursos que serão muito úteis na criação de imagens, desde bitmaps a vetoriais: brush, airbrush, clone, pencil, anti-aliasing (que corrige serrilhados), camadas para edição de textos e imagens, podendo abrir um sem-número de janelas durante a execução de seu trabalho.

Como Instalar GIMP no Ubuntu Aprenda a tratar imagens no GIMP

1. Abra o terminal (Ctrl – Alt – t);

2. Excute o comando abaixo:

 

As 7 razões para preferir o Gimp ao Photoshop

1. O GIMP é gratuito (software livre), em contra partida o Photoshop não (software proprietário);

2. O arquivo de instalação do GIMP é menor que o do Photoshop;

3. O Gimp roda em qualquer desktop com processamento rápido, enquanto o Photoshop terá um desempenho inferior;

4. O GIMP tem uma versão gratuita e simples que é comportada em um pendrive e depois ser usado em um desktop, enquanto que o Photoshop não tem;

5. O Gimp não sofre conflito em projeto que tenha sido desenvolvido no Photoshop;

6. Para quem está iniciando, o GIMP oferece facilidades e é bastante amigável em comparação com o Photoshop, que tem muitos recursos, mas pode confundir;

7. Gimp trabalha com arquitetura e fontes abertas, ou seja, você não precisa de autorização para criar plugins, ao contrário do Photoshop, que tem que ter autorização da Adobe.

Com tanta facilidade, você ainda vai querer usar outro programa para criar e tratar suas imagens?

Como Instalar GIMP no Ubuntu Aprenda a tratar imagens
5 (100%) 1 vote