Como Instalar Painel Multicraft no Ubuntu Server

Multicraft é um painel para servidores de  Minecraft, neste tutorial, vamos mostrar passo-a-passo como instalar esse painel no Ubuntu Server, estaremos trabalhando com a versão 12.04, mas o mesmo é compatível com praticamente todos sistemas baseado em Debian, os princípios são os mesmos e pode também ser aplicados em outras distribuições Linux também.

server_thumb

 

Como Instalar Painel Multicraft no Ubuntu Server

1. Antes de tudo, precisamos ter certeza de que temos as últimas listas de pacotes dos repositórios, para assegurar que podemos encontrar todos os pacotes necessários para instalar o painel Multicraft. Para fazer isso, execute o comando:

Uma vez que você digitar esse comando, ele vai exigir que você digite sua senha, assim você não terá digitar sudo antes dos comandos. Em seguida, digite:

2. Para se conseguir rodar servidores de Minecraft no nosso servidor,  e rodar o Multicraft, precisamos de instalar o Java. Para isso, execute o comando:

Pressione Y quando lhe for perguntado se deseja continuar.

3. Nós precisamos instalar um servidor web para que possamos usar o painel na web.Por esta razão, vamos instalar o Apache, um servidor web, assim como PHP, uma linguagem de script que o painel de Multicraft está escrito dentro Uma vez que Java foi instalado, é preciso executar o comando:

Em Seguida:

 4. Apache e o PHP estão instaladas, é preciso instalar o SQLite, um sistema de gerenciamento de banco de dados usado para armazenar suas informações Multicraft. Para fazer isso, digite:

 5. Agora, como temos instalado a extensão SQLite para php5, vamos da um restart no Apache para aplicar as novas configurações. Para fazer isso, digite:

6. Com todos os pré-requisitos para Multicraft instalados, agora precisamos fazer o download Multicraft para instalação. Antes, precisamos saber se estamos executando Ubuntu Server de 32 bits ou de 64 bits, como não há uma versão diferente do Multicraft para cada um. Para identificar isso, digite:

Se no texto que aparece você vê i386, então você está executando 32-bit Ubuntu Server.

Se aparecer x86_64 no texto, você está executando 64-bit Ubuntu Server.

Agora podemos baixar Multicraft, para versões 32 bits, digite:

Para versões 64 bits execute:

Depois de baixar sua versão vamos extrair o arquivo.

O Arquivo foi extraído para seu diretório, para acessar digite:

Agora vamos executar o script de execução para fazer a instalação:

Ao logo da instalação deixe as configurações padrão para confirmar apenas pressione enter, pois depois você poderá alterar as mesmas.

7. Precisamos garantir que o diretório protegido é inacessível por usuários que acessam o servidor web. Para fazer isso, digite:

Neste arquivo, localize pela linha onde está escrito AllowOverride None, e substitua por AllowOverride All.

Por fim reinicie o serviço apache:

 

Feito, agora para prosseguir e finalizar a instalação abra em seu navegador o endereço do seu painel.

[quote font_style=”italic”]http://endereço-de-seu-ip/multicraft/install.php[/quote]

 

[highlight]Obs: Após instalado é recomendado que delete o arquivo install.php de sua pasta minecraft por medidas de segurança. [/highlight]

 

O que achou do tutorial?

Deixe seu comentário!

Como Instalar Painel Multicraft no Ubuntu Server
1.5 (30%) 2 votes
  • Ronaldo

    oi o link do multicraft de 32 bts não funciona

    • Olá Ronaldo,

      Obrigado pelo aviso, o link foi corrigido.

      Agradeço a visita.

      Allan

  • Murilo

    Olá Allan, pra mim depois de eu executar e configurar o install.sh fui no http://endereço-de-seu-ip/multicraft/install.php e dava erro 404 not found.

    • Allan Almeida

      Qual versão do Ubuntu?
      tente fazer novamente a instalação, algum erro no apache, instalei vários servidores com esse tutorial.

      Não apareceu nenhum erro ao digitar os comandos?