Como Instalar Tor Browser no Linux

Tor Browser é um navegador que aumenta a sua privacidade ao navegar na internet, todos seus rastros de sua navegação serão ocultados.

Tor (sigla The Onion Router) é um software livre usado para proteger o anonimato pessoal ao navegar na Internet e/ou quando estiver em alguma atividade online, protegendo contra a censura e sua privacidade pessoal. Grande parte das distribuições GNU/Linux disponibilizam pacotes de instalação do Tor, existem além do Linux várias versões para diferentes sistemas operacionais, como Windows e Mac OS. Nesse tutorial vamos aprender Como Instalar Tor Browser no Linux.

tor browser

Como Instalar Tor Browser no Linux

A rede Tor é uma rede de túneis http (com tls) sobrejacente à Internet, onde os roteadores da rede são computadores de usuários comuns rodando um programa e com acesso web (apenas). O objetivo principal do projeto é garantir o anonimato do usuário que está acessando.

tor-tls

Como Instalar Tor Browser no Linux

 

Como Instalar Tor Browser no Linux

Como falamos acima, o navegador Tor está disponível para Linux, Windows e Mac. O usuário precisa baixar a versão mais recente (atual versão 4.0.8).

Caso já tenha instalado alguma versão do Tor, execute os comandos abaixo para deletar as pastas da instalação antiga.

Antes de fazer o download é importante que verificamos a arquitetura do nosso sistema para baixar a versão correta do Tor.

Conheça o site oficial do Projeto Tor, a atual versão que estamos fazendo ese tutorial é 4.0.8, caso esteja com novos releases você pode baixar também.

https://www.torproject.org/download/download-easy.html.en

Vamos a instalação!

1. Baixe o Tor de acordo com a arquitetura de seu sistema.

32 Bits

 64 Bits

2. Descompacte o arquivo com o comando abaixo, vamos descompactar para a pasta /opt.

3. Renomeie a pasta para tor-browser

4. Crie um atalho para iniciar o Tor.

5. Crie um lançador para o Tor com o comando abaixo:

6. Depois de abrir cole o conteúdo abaixo:

7. Tor Instalado com Sucesso!

tor browser

tor browser 2

tor browser 3

tor browser 4

tor browser 5

Criando um ícone para o Tor no lançador

O Tor depois de instalado não vem com o ícone do Tor no lançador, vamos criar um ícone para ele, no Google tem muitas opções de ícones, você pode também personalizar como quiser, siga as dicas abaixo para adicionar seu ícone.

1. Mova o ícone desejado para a pasta tor-browser localizado em /opt.

 2. Edite o arquivo torbrowser.desktop

 3. Procure pela linha “Icon=” e verifique se está conforme a imagem abaixo, bem provável que não esteja, altere essa linha colocando o mesmo endereço onde a imagem se encontra, lembra da imagem que movemos para a pasta /opt/tor-browser no primeiro passo? altere para esse endereço algo. /opt/tor-browser/tor-icon.png esse icone será usado pelo tor, você pode escolher outro de sua escolha também.

tor browser icone

tor browser 7

Tor Browser instalado com Sucesso!

Esse tutorial server para ditribuições baseadas em Debian, Ubuntu e RHEL.

Até a próxima…

[amz-related-products search_index=’Books’ keywords=’linux, ubuntu, kali linux, fedora, redhat, webserver, apache, nginx’ unit=’grid’]

Como Instalar Tor Browser no Linux
5 (100%) 1 vote