Compartilhar

E vamos nessa, galera do UbuntuBlogBr !
Vamos falar sobre desenvolvimento de aplicativos para Android. Sim, Android também é Linux!

Existem várias maneiras de desenvolver aplicativos para o sistema operacional Android, como por exemplo ‘emular’ o sistema operacional através de alguma IDE (Android Studio, Eclipse, NetBeans) tanto no Windows como Ubuntu ou outras distribuições Linux. Mas essas maneiras de desenvolver não substituem completamente o desenvolvimento ‘nativo’. O sistema operacional Android oferece algumas características como o ‘multi-touch’, o giroscópio e o acelerômetro (sensor de gravidade) que dificilmente podem ser emulados num computador convencional. Mas mesmo assim, percebo, nos fóruns em português e nas comunidades do facebook, que muita gente começa a desenvolver para Android utilizando outro sistema operacional.

Recomendo o desenvolvimento utilizando o AIDE, que é um software próprio para desenvolvimento, e roda em sistema operacional Android (celulares e tablets). Recomendo a utilização de um teclado para escrever código-fonte, e recomendo uma boa conexão com a internet para acessar manuais de instrução e fóruns, durante o desenvolvimento.

AIDE

A documentação oficial é muito rica e bem escrita, mas é em inglês. É compreensível e ajuda na criação. O site StackOverflow também ajuda muito. Recomendo muito a utilização do Google durante a criação.

Pra quem está começando eu recomendo a criação do famigerado ‘Hello world’
O AIDE até tem essa opção.
Aliás o AIDE também permite a criação de apps em outras linguagens, de outras maneiras, integrado com outras tecnologias… O AIDE é bem completo. Até ensina programação. Com lições em inglês, mas isso custa dólares e eu não testei essas lições, mas devem ser boas.

Para publicar um aplicativo na Play Store é preciso pagar para o Google. Parece que são 25 dólares e esse pagamento cria uma conta de desenvolvedor. A partir daê é possível publicar quantos apps quiser [uma conta, infinitos apps]. E tem mais uma conta. Para publicar um aplicativo gerado pelo AIDE é preciso comprar mais uma licença, e lá se vão mais 8 dólares. [novamente uma licença, infinitos apps]

Mas para aprender, ou para gerar apps sem publicar na Play Store o AIDE é ótimo.

Para iniciantes eu recomendo a criação de aplicativos simples como conversão de medidas (graus Celsius para Fahrenheit). Daê é possível conhecer a ferramenta e ir se preparando para as próximas etapas da criação de um aplicativo mais complexo (base de dados… gráficos na tela… imagens… sensor de toque…)

Para publicar também é recomendável analisar a ‘compatibilidade dos dispositivos’. Ou seja, fazer um app não é tão simples. E além disso tem a concorrência… São milhares de apps !!! Deve ser muito difícil criar um app que se destaque.

Desenvolvimento de aplicativos para Android
5 (100%) 1 vote
Compartilhar
Rodrigo é programador e escreve artigos para o UbuntuBlogBr. É bacharel em Análise de Sistemas pela Unaerp e fez outros cursos na área de tecnologia e internet. Escreve artigos sobre programação em python ou para android pois tem experiência nessa área. Já fez mais de dez jogos, mais de 30 sites e alguns programas de computador e apps para celular.