Instalando o Ajenti e gerenciando seu servidor Ubuntu

Ajenti é um painel de controle open source de gerenciamento de sistema. Com ele você poderá gerenciar seu sistema remotamente e administrar as tarefas do seu servidor pelo seu navegador. O Ajenti é bastante semelhante ao módulo Webmin. Ajenti é uma ferramenta poderosa e muito leve, que te oferece uma interface web rápido e ágil para gerenciamento de servidor pequeno e também mais adequado para VPS e servidores Dedicados. Ele foi construído com muitos plugins pré-fabricados para configurar e monitorar software servidor de serviços, tais como Apache, Cron, File System, Firewall, MySQL, Nginx, Munin, Samba, FTP, Squid e muitas outras ferramentas como o Gerenciador de arquivos, editor de código para o desenvolvedores e ainda acessar ao terminal pelo próprio navegador.

O Ajenti é muito funcional e prático o que vai agilizar bastante a configuração de seu servidor, através dele você poderá monitorar o uso de recursos de seu servidor além de muitas outras tarefas que é feito exclusivamente através do terminal você poderá executar tranquilamente pelo painel, como a criar regras do firewall por exemplo.

Instalando o Ajenti e gerenciando seu servidor Ubuntu /Debian

Ajenti não está incluído no repositório padrão, ele precisa ser adicionado. Então, vamos baixar e adicionar o repositório PPA ajenti para “/etc/apt /sources“.list.

Pacotes PPA adicionados, agora atualize os pacotes do sistema e instale o pacotes do Ajenti.

 

Sistema Instalado! Agora acesse pelo seu navegador pelo seguinte endereço:

https://localhost:8000/

ou

https://SEU IP:8000/

A senha padrão do Ajenti após a instalação, login: root e senha: admin.

Altere essas senhas por medida de segurança e bom estudo.

Algumas imagens do Ajenti em execução:

Página de Login

Instalando o Ajenti e gerenciando seu servidor Ubuntu

Instalando o Ajenti e gerenciando seu servidor Ubuntu

Interface do Ajenti

Interface Ajenti

Interface Ajenti

 

Configuração Firewall

firewall Ajenti

Configuração Firewall pelo Ajenti

 

Até a Próxima,

Abraço

Avalie esse Post