Lançado Ubuntu 16.04 LTS – Conheça as Novidades

Finalmente o grande dia chegou, hoje foi lançado o Ubuntu 16.04 LTS e foi disponibilizada para download a sua versão final com codenome Xenial Xerus.

Na versão do Ubuntu 16.04 LTS, já se pode notar uma grande melhoria na estabilidade do sistema, essa versão ainda não vem com o Unity 8 por padrão, permanece ainda o Unity 7.4.0 com kernel 4.4 e ainda muitas melhorias nas atualizações de drivers  de vídeo e muitos outro drivers mais recentes.

lançado ubuntu 16.04 ltsAgora vamos tratar das mudanças e novidades.

Central de Programas Gnome

Até a versão 15.10, o Ubuntu usou sua própria central de softwares, que é por onde você instala programas com mais facilidade.

Na 16.04, no entanto, optaram por usar o GNOME Software como base e a Canonical deu seu toque “pessoal”. Ele tem um visual mais agradável, além de ser mais leve e muito mais rápido. Atualmente está em sua versão mais recente, a 3.20.

ubuntu 16.04 lts

Ubuntu 16.04 LTS – Gnome Software

Gnome Calendar

A outra novidade é também a adição do calendário GNOME que, aliás, é muito mais prático e organizacional. Agora ele vem, por omissão, nos aplicativos do Ubuntu e você não terá de se preocupar em instalar de terceiros.

Ele funciona como o calendário online do Outlock em que você adiciona lembretes e eventos nos dias específicos.

Barra de Unity

Se tem algo que deixa algumas pessoas confusas durante a transição do Windows para o Ubuntu, é justamente o fato da barra de navegação ficar na lateral, coisa que já se tornou a marquinha do sistema, porém, atendendo à pedidos, eles resolveram tornar isso mutável.

Agora você pode colocar sua barra na parte inferior da tela, se preferir.

Empaty e Brasero

Nesta versão eles deixam de vir por padrão.

Retirados da linha de programas que são instalados junto com o Ubuntu, você não terá mais de se preocupar em ter de desinstalá-los para adicionar a versão de sua preferência ou porque não usa nenhum.

Entrada de Microfone

Agora você pode ajustar o volume de entrada do microfone junto com o controle de saída de som, sem a necessidade de ir às configurações. Quem utiliza o Skype com frequência ou grava tutoriais, por exemplo, é bastante útil.

Walpaper Padrão Novo

Não que as cores principais tenha se destoado muito, mas podemos notar uma preocupação com detalhes como a aparência, por exemplo, no Wallpaper padrão.

Os Wallpapers opcionais, que já vêm instalados, também são mais agradáveis e visivelmente mais atraentes do que os de suas versões anteriores.

Kernel 4.4

Com o Kernel em sua última versão, temos um melhor suporte aos novos processadores Intel, suporte ao 3D no driver GPU virtual e entre outros drivers novos de melhores desempenhos.

Além de tudo isso, ainda trás um melhor gerenciamento de energia e memória com, também, correções de bugs.

Aplicativos Atualizados

Entre tantas atualizações, não podemos esquecer dos principais programas que virão, por padrão, na sua instalação. Eles virão todos atualizados e prontos para uso. São eles:

  • Firefox 45.0.1
  • Thunderbird 38.6
  • LibreOffice 5.1
  • Chromium 49
  • Nautilus (aka ‘Files’) 3,14
  • Totem (aka ‘Vídeos’) 3,18
  • Rhythmbox 3.3.1
  • Shotwell 0,22

 

Agora que você já tem uma noção razoável de como virá o 16.04, já está considerando mudar para ele? Mas antes disso, lembre-se de que ainda estamos falando da versão beta e ela sempre vem cheia de atualizações posteriores, possíveis pacotes quebrados, bugs que podem te deixar nervoso e uma chance razoável de não se comportar bem em seu PC.

Por isso, só faça a sua mudança se realmente tiver a certeza de que não pode mais esperar, ou aguarde a versão completa.

Lançado Ubuntu 16.04 LTS – Conheça as Novidades

Baixe usando os links abaixo, ou diretamente pelo diretório do Ubuntu:

 
 
O que achou da nova versão?
Deixe seu comentário!
Lançado Ubuntu 16.04 LTS – Conheça as Novidades
4.79 (95.79%) 19 votes