Onde hospedar gratuitamente um site feito em Python

Olá Galera do UbutuBlogBr !
Esse é meu primeiro artigo aqui e vou discorrer sobre programação em Python e sobre um servidor gratuito para sites feitos em Python. Um servidor do Google.

A linguagem Python é bem moderna (fim dos anos 90). A sintaxe da linguagem é inovadora. Sem ponto e vírgula. Tipagem fraca… O Google apostou nessa linguagem. Um ‘Hello world’ em Python só usa uma linha.
É uma linguagem interpretada, e não compilada.
Um código em C (por exemplo) gera um arquivo executável… Em Python o próprio ‘source’ é o arquivo ‘executável’.

Google App Engine Hoje em dia o Google também oferece hospedagem em PHP gratuitamente, mas alguns anos atrás as opções eram Java ou Python. Esse serviço que o Google oferece têm bastante limitações. Quem estiver acostumado com servidores comerciais como Locaweb (e afins) sentirá falta de muitos recursos. O ‘server’ do Google oferece o basicão do PHP e o basicão do Python também.

Quem já está acostumado com outros servers sente saudade.

Uma característica dessa linguagem é seu manual de instruções bem completo (apesar de ser em inglês). O Python pode ser usado de várias maneiras, para várias finalidades (dizem que é bom para aprender a programar… parece que dá pra fazer jogos também…), mas esse artigo foca em programação web.

Esse artigo é sobre o “Google Application Engine” (https://appengine.google.com)

Essa iniciativa do Google oferece servidores gratuitamente.
Apesar de que não é tão simples ‘publicar’. Mas dá para fazer sites/sistemas interessantes. Para criar seu site nesse servidor você precisa acessar http://code.google.com/appengine/downloads.html e instalar o ‘Google App Engine SDK for Python’. Depois será preciso instalar uma das versões do ‘Python’ conforme o instalador sugere. (Pelo que eu me lembro a versão mais antiga era melhor.)

Depois de instalar isso, você deve ‘emular’ o servidor. Para isso você deve abrir o ‘Prompt’ e executar o arquivo ‘dev_appserver.py’. Daê você pode brincar com a sintaxe do Python. Fazendo testes. Criando seu site/sistema. Se voce seguiu esse artigo até aqui, deve apreciar um tutorial que eu escrevi: http://www.tutorialprogramacaopython.appspot.com
O assunto é o mesmo, mas lá é mais código e aqui é mais português. Lá é mais técnico que aqui. E o manual de instruções é mais técnico que lá. E a Wikipédia é mais genérico que ambos: Wikipédia -> Esse artigo -> Aquele tutorial -> Manual de instruções

Assim que você produzir algo, você vai querer publicar. Quem já está acostumado com outros servidores sente saudade… Aqui não se usa FTP! Pra ‘upar’ é preciso usar o arquivo appcfg.py (via Prompt). Esse servidor é um pouco complicado, mas tem suas vantagens. É possível ‘integrar’ o sistema com a conta google do usuário… Uma vantagem é que é muito rápido. É do Google!

Avalie esse Post