Os comentários nos artigos de um blog são, sem dúvida, a principal forma de contato entre o visitante e o autor e deve ser sempre um canal aberto. Mas é bom ter algumas regras e parâmetros para que tudo funcione bem e o contato seja eficiente e útil para todos os visitantes, já que os comentários passam a fazer parte do artigo ali publicado. Os comentários precisam ser relevantes para outras pessoas e têm que agregar valor à postagem.

Outras políticas desse Blog:

Os comentários são Moderados.

Todo comentário que recebo é previamente lido. Só são publicados os comentários que eu, Marcos Lemos, o autor e editor-chefe deste blog, considerar adequado para o artigo em questão. Apesar das regras descritas abaixo, nada garante que o comentário será publicado, pois reservo-me o direito de não aplicar as regras aqui contidas, onde elas são apenas uma baliza e parâmetro de orientação para quem desejar expor sua opinião.

Tendo em vista, claro, os comentários que podem ser relevantes e que valorizam o meu trabalho. Não tenho interesse em publicar nada que ofenda a mim ou outros, nem que seja uma crítica impertinente ou desnecessária. Nos comentários só são aprovados textos que valorizam o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O Comentário precisa ser útil!

Comentários enviados e aprovados continuam sendo de responsabilidade dos seus autores (por isso não é permitido o anonimato). Fica a critério do moderador a manutenção ou não de qualquer conteúdo enviado, aprovado e publicado por terceiros.

Os comentários têm de ser relevantes.

Para um comentário ser considerado relevante é preciso que tenha sido feito sobre o assunto correspondente ao artigo. Isso vale para dúvidas: só tiramos dúvidas por comentários se a questão levantada for referente ao tema/tutorial/assunto. Se deseja tratar de outros assuntos, como tirar dúvidas específicas ou levantar mais questões ou sugerir artigos – qualquer coisa que não está tratado no artigo em foco, faça isso usando nosso Formulário de Contato.

Não deixe links no corpo do comentário.

Se quer divulgar o seu blog ou quer deixar o link do seu site, faça isso usando OpenID no lugar onde se assina o comentário, com a URL de seu Blog. Mesmo que o comentário seja pertinente ao assunto, se tiver algum link, mesmo que no final do texto, será excluído ou editado, excluindo a citação do link.

Alguns links poderão ser mantidos dependendo de seu relevância para o assunto. Mas caso o link seja identificado como mera tentativa de auto-promoção, então será excluído.

Essa não é a melhor forma de divulgar o seu blog e isso não é elegante. Use, como disse, o OpenID, e assine seu nome no final do texto.

Escreva de forma consistente e clara.

Alguns escrevem comentários com péssima gramática e gritantes erros de português. Outros simplesmente escrevem duas ou três palavras (“valeu…”; “ótimo artigo…”; “você me ajudou muito…” entre outros). A grande maioria das vezes esse tipo de comentário é rejeitado e excluído na hora. São úteis para manter-nos motivados, mas não acrescentam em nada.

Se quer dizer o quanto o artigo te ajudou, e você quer agradecer, ao menos diga como e de que forma foi solucionado o seu problema e qual era a sua dificuldade antes de ter encontrado o tutorial ou texto.

Críticas, sugestões e correções.

Se tem alguma crítica a fazer sobre o artigo ou quer dar alguma sugestão para completar o texto publicado e até se encontrar algum erro, pode fazer isso pelo comentário referente ao artigo, mas pode ser que sua crítica, sugestão ou correção não sejam publicados. Isso não significa que ignorei seu texto.

Algumas vezes deixam sugestão de artigos. Anoto a proposta e, se for viável, eu escrevo o artigo e até cito quem deu a idéia – muitas vezes já fiz isso. Isso vale para as correções. As vezes algum erro de português passa desapercebido e alguém encontra. Eu corrijo, mas não publico o comentário, já que não é relevante para quem lê.

As críticas são todas lidar e levadas em consideração. Sei que eu sou limitado e posso sempre melhorar e aceito todo tipo de crítica. Mas os comentários não são lugar para isso. Mande um e-mail ou use o formulário, se deseja receber uma resposta.

Como tirar dúvidas.

Nos comentários não trato de dúvidas específicas e particulares, pois não é possível avaliar cada caso e nem atender ninguém individualmente.

Mas há formas de você ter sua dúvida específica respondida: use o Formulário de Contatos.

Se alguma dúvida deixada por comentário for considerada relevante para todos que lerão aquele artigo, então ela será publicada e respondida ali mesmo.

O mais importante: não tenho a obrigação de sanar nenhum problema ou dúvida de ninguém. Qualquer questão específica pode ser ignorada ou ficar sem resposta, pois não dou consultorias gratuitas. Sempre tento responder e ajudar o máximo possível, mas em alguns casos não tenho como ajudar, pois significaria trabalho. O [ Ferramentas Blog ] é um blog de “auto-ajuda”, ou seja, você mesmo tem que aprender a encontrar a solução, eu apenas aponto o caminho.

Parcerias e trocas de links/banners.

Não faça pedido de parcerias. Não fazemos parcerias de trocas de links nem de banners aqui no [ Ferramentas Blog ]. São parceiros do meu blog aqueles que tratam de assuntos relevantes para o meu público e que eu possa indicar de alguma maneira em meus artigos. Todas as parcerias aqui são espontâneas e naturais.

Reclamaram, certa vez, de que ignorei pedidos de parcerias e nem mesmo respondi. Realmente não respondo esse tipo de contato ou, se respondo, é dependendo do caso e da forma como o pedido foi feito. Alguns não fazem “pedidos”, mas “exigem” a parceria e são até grosseiros: por isso me dou o direito de não responder esse tipo de contato. Não sou obrigado a fazer parcerias com ninguém, mesmo que a pessoa já tenha colocado meu link ou banner na página dela. Eu não solicitei isso e a pessoa o fez por livre e espontânea vontade.

Spam e outras divulgações impertinentes.

Nem é preciso dizer que qualquer outra forma de comentário será excluída sumariamente.

Também dou-me o direito, como editor-chefe, de não publicar textos muito longos ou mais de um comentário enviado pela mesma pessoa em períodos muito curtos de tempo.

Concluindo.

Os Comentários dos artigos são o seu espaço para dar sua opinião, ajudar outras pessoas e completar o debate sobre os assuntos e tutoriais que trato aqui no [ Ferramentas Blog ]. Use esse espaço de forma consciente e objetiva, pensando não só em si mesmo, mas em todos os outros que visitam nosso espaço. E, como já disse no início, reservo-me o direito de aplicar ou não essas “regras” descritas acima e até modificá-las quando quiser e como quiser, da melhor forma que considerar.

Fazemos todo o esforço para identificar os autores dos comentários, mas não nos comprometemos com a imagem deles e o que escrevem NÃO representa a opinião do blog e seus autores/editores. É registrado o IP dos comentadores, como forma de identificação direta, mas não é revelado. Ou seja, se a pessoa não se identifica com um nome e/ou e-mail verdadeiros, ainda é possível localizá-la. Por isso, seja coerente em sua participação.