Compartilhar

Olá galera do UbuntuBlogBr. Vamos juntos em mais um tutorial sobre programação python.
Dessa vez vamos fazer um sisteminha de cadastro de produtos. Um CRUD (create, read, update, delete). Bem simples e direto, sem frescuras.
Pra começar vamos criar uma pasta ‘tutorialcrud’ dentro da pasta ‘google_appengine’ (ou equivalente… (lembrando que o s.o. pode reclamar pela edição de arquivos dentro da pasta ‘arquivos de programas’… (talvez seja melhor instalar o ‘Google Application Engine’ em outro diretório))).

Dentro dessa pasta vamos criar um arquivo de texto chamado app.yaml
Nesse arquivo vamos escrever:

e vamos criar o arquivo index.py
com o conteúdo:

Agora vamos por pra rodar no localhost!
Pelo prompt ou pelo programa executável… tanto faz
Assim que estiver rodando podemos acessar pelo ‘http://localhost:8080/’

CRUD Python
Se tá tudo certo até aqui vamos começar com o CRUD. Se não deu certo, talvez seja legal dar uma revisada nos artigos: http://ubuntu.blog.br/category/desenvolvimento/python/dicas-python/ (principalmente os mais antigos…) e http://www.tutorialprogramacaopython.appspot.com

Vamos criar o form de cadastro de produtos (básico e simples… apenas para exemplificar)

 

Bem básico e bem simples… Salve e aperte ‘F5’ no navegador. Já é um começo.

Vamos fazer a inserção.
Pra isso vamos criar uma classe Produto

Vamos identificar se algum valor foi passado por $_POST (o nome do produto e o valor do produto…)
Criei uma função ‘pv’ (‘Post Value’) que nos auxiliará:

Assim para acessar $_POST[nome] agente usa pv(‘nome’) !!!
E essa função retorna false se não existir esse índice… Sendo assim:

Aqui é mostrado o essencial do ‘insert’ em python no ‘google application engine’
Já podemos testar… mas precisamos exibir os dados que cadastramos, né ??

Se fosse em php eu já exibiria aqui mesmo… logo embaixo (ou acima) do form de cadastro. Mas em python/G.A.E. isso não é recomendado.
Às vezes a inserção demora alguns milissegundos, e a página é exibida sem mostrar o que acabou de ser inserido… (pode fazer o teste pra ver… as vezes da certo, as vezes não… principalmente quando a app estiver hospedada no google (aprendi do pior jeito))
Sendo assim o mais seguro é fazer o usuário ir (ou voltar) para a pagina que exibe os dados cadastrados… (ou usar uma requisição assíncrona para exibir a lista nessa página em um outro request…
Mas vamos fazer o basicão:

Vamos fazer o ‘Read’…

Já temos a inserção e a exibição (básica) dos dados armazenados na ‘base de dados’.
O código até aqui fica:

Vamos fazer funcionar a ‘alteração do dados’… o ‘update’:
Pra isso vamos precisar identificar valores passados pela url ($_GET)

E substituir o form de inserção para servir também como form de alteração:

e incrementar/alterar o código que insere para também ‘updatar’:

Só tá faltando o DELETE:

O código completo fica:

51 linhas de código !

Rápido de fazer e rápido pra executar (muito rápido… google server… qualidade google)
Um outro artigo que escrevi aqui para o UbuntuBlogBr mostra como ‘uppar’ para o servidor (não é usado FTP…)
Um outro artigo que escrevi aqui para o UbuntuBlogBr mostra como fazer uma tela de login para que apenas usuários logados acesse o sistema…

Qualquer dúvida me envie um email: [email protected]

Tutorial CRUD em python
5 (100%) 1 vote
Compartilhar
Rodrigo é programador e escreve artigos para o UbuntuBlogBr. É bacharel em Análise de Sistemas pela Unaerp e fez outros cursos na área de tecnologia e internet. Escreve artigos sobre programação em python ou para android pois tem experiência nessa área. Já fez mais de dez jogos, mais de 30 sites e alguns programas de computador e apps para celular.