Categoria: Religião

O melhor site do Brasil

Como buscar o Espírito Santo

Como buscar o Espírito Santo

Em 6 de dezembro do ano passado, às 6h45 da manhã, eu estava sentado em minha cadeira em nossa sala de estar. Ainda estava escuro lá fora, e minha única luz de leitura estava acesa ao lado da cadeira.

Meu iPad estava aberto para minha porção diária de leitura da Bíblia na Liturgia Diária. Eu tinha acabado de passar meus 36 minutos na esteira no sótão, tomado banho, feito uma xícara de chá quente e me acomodado para desfrutar de um tempo de comunhão com o Senhor Jesus sobre sua palavra.

Lembro-me de fazer uma pausa antes de começar a ler e pensar: adoro essa tranquilidade. Eu amo esta sala com seu carpete, móveis e lareira. Eu amo esta cadeira do jeito que ela me apoia.

Eu amo a iluminação neste pequeno ponto nesta manhã escura e fria. Adoro a sensação nos meus músculos e o calor deste suéter de lã laranja. E eu amo a doçura deste chá e não sinto dor em nenhum lugar do meu corpo.

E então minha mente mudou. Eu estava lendo um livro chamado Avenue of Spies , de Alex Kershaw, sobre a resistência francesa na Paris ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Eu tinha lido como a Gestapo prenderia qualquer um suspeito de deslealdade ao regime nazista e, para abrir mais espaço na prisão, eles poderiam simplesmente atirar em cinquenta supostos colaboradores. E li sobre as torturas enquanto tentavam quebrar os círculos secretos de espionagem contra a ocupação nazista.

Do conforto à perseguição

E enquanto eu estava sentado lá em meu conforto requintado, com minha cadeira almofadada, meu suéter de lã, meu chá quente e uma quietude silenciosa, imaginei-me sendo preso, despido, mergulhado em uma banheira de água gelada – e assim que pude não resisto mais a gritar, sendo mantido sob a água até que eu suguei a água para os meus pulmões.

Alguns nunca se recuperaram. Eles morreram. Alguns se recuperaram e foram questionados se queriam trair seus compatriotas ou mergulhar novamente na água.

Como buscar o Espírito Santo

Apenas em minha imaginação, eu estava sendo perseguido por causa de Jesus, e tudo que eu tinha que fazer para salvar minha vida e voltar para minha casa confortável era dizer as palavras: “Jesus não é meu Senhor e Jesus não é meu Salvador. , e Jesus não é o Tesouro da minha vida.”

E ao pensar naquele momento, e se eu teria o que é preciso para suportar a agonia sem renunciar a Jesus, implorei ao meu Pai celestial pelo poder do Espírito Santo

Que pelo Espírito, Deus faria a si mesmo e a seu Filho, o Senhor Jesus, tão real para mim, e tão glorioso para mim, e tão gratificante para mim, que esses prazeres domésticos ao meu redor seriam como nada em comparação, e que eu seria capaz, quando chegasse a hora, de suportar.

Seu espírito descansará sobre você

Quando ela contou essa história, ela estava ilustrando 1 Pedro 4:12–14. É uma das promessas mais preciosas sobre a obra do Espírito Santo em nossas vidas – e uma das maiores tentações que temos para buscá-lo de todo o coração, antes de chegarmos ao fim de nossas vidas.

Convido você a revê-lo comigo. Muitas vezes me animei com essa promessa de que, quando chegar a hora do meu teste, o Espírito Santo repousará sobre mim de tal maneira que o que parecia impossível no conforto da minha sala de estar aos 71 anos é repentina e milagrosamente possível.

Amados, não se surpreendam com a prova de fogo [ou prova de gelo] quando vem sobre vocês para testá-los, como se algo estranho estivesse acontecendo com vocês.

Mas alegrem-se na medida em que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também possam se alegrar e se alegrar quando sua glória for revelada. Se você for insultado pelo nome de Cristo [pode ser apenas um insulto, ou pode ser fogo ou água gelada], você é abençoado, porque o Espírito da glória e de Deus repousa sobre você .

Esta pode ser uma experiência repetida em nossas vidas, ou pode ser a obra final do Espírito Santo antes de morrermos — a manifestação final do poder do Espírito que exalta a Cristo nesta vida.

“O Espírito da glória e de Deus repousa sobre você”, enquanto você suporta seus sofrimentos finais: “Se você é insultado pelo nome de Cristo [censurado, repreendido, insultado, desonrado ou pior], você é abençoado, porque o Espírito da glória e de Deus repousa sobre vós.” O Espírito de Deus, o Espírito da glória, virá a você e repousará sobre você na hora de sua provação.…

4 coisas que NÃO se deve fazer ao compartilhar o evangelho

4 coisas que NÃO se deve fazer ao compartilhar o evangelho

Existem muitos seguidores bem-intencionados de Jesus que desejam sinceramente compartilhar o Evangelho, mas são ineficazes por uma série de razões. Evitar essas 4 coisas não resolverá tudo, mas você terá melhores conversas sobre o evangelho.

1. Argumente

Enquanto você está compartilhando o Evangelho com alguém, é provável que eles tenham perguntas e desafiem o que você diz. Isto é normal. Faça o possível para respondê-las – e, se não puder, simplesmente admita.

Mas não entre em uma discussão. Afinal, você não pode argumentar com alguém na fé.

Embora haja um componente racional em seguir a Jesus, em última análise, é uma questão de rendição. Compartilhe com confiança o que você acredita, admita humildemente o que você não sabe, aponte para a obra que Deus fez em sua vida e peça ao Espírito Santo para fazer o resto.

2. Faça toda a conversa

Evangelistas eficazes são ótimos ouvintes. Eles têm um profundo amor pelos perdidos e um desejo genuíno de conhecê-los.

Eles fazem ótimas perguntas e realmente ouvem. As respostas que obtêm revelam as necessidades e anseios profundamente sentidos das pessoas que estão tentando alcançar e, por sua vez, moldam a forma como apresentam o Evangelho.

4 coisas que NÃO se deve fazer ao compartilhar o evangelho

Existem pessoas em sua vida que precisam de Jesus, e Deus quer usar você para compartilhar o Evangelho com elas. Comece fazendo ótimas perguntas – e depois sente-se e ouça. Fazer isso permitirá que você compartilhe Jesus com as pessoas de uma maneira específica e penetrante.

Algumas perguntas que você poderia fazer:

  • 1. O que você mudaria no mundo se pudesse?
  • 2. O que te mantém acordado à noite?
  • 3. Do que você tem mais medo?
  • 4. Se você pudesse escrever uma mensagem para o mundo, qual seria?

Se nos concentrarmos em nos tornarmos grandes questionadores e melhores ouvintes, Deus nos dará um amor profundo por aqueles que nos rodeiam e oportunidades para compartilhar Seu amor com eles!

3. Leia um Script

Compartilhar o Evangelho NÃO é fácil. É natural sentir-se estressado só de pensar em fazer isso. É importante se preparar e pode ser útil escrever um esboço do que você pode dizer – mas, em minha experiência, você deve evitar simplesmente repetir linhas memorizadas.

Natural e um pouco desajeitado é sempre melhor do que suave e robótico. E a boa notícia é que os resultados não dependem de palavras e sabedoria humanas.

Nem mesmo o apóstolo Paulo foi liso.

“Eu vim a você em fraqueza – tímido e trêmulo. E minha mensagem e minha pregação eram muito simples.” Versículo do Dia – 1 Coríntios 2:3-4

Nossa única esperança em compartilhar o Evangelho vem do conhecimento de que o Espírito Santo fará a obra. Portanto, seja confiante e compartilhe com ousadia, porque não é sobre você de qualquer maneira!

4. Esquecer de orar

O mais importante é que não podemos esquecer de orar. Já perguntei a centenas de pessoas se posso orar por elas, e só fui recusado uma vez.

Em todos os outros casos, esta tem sido uma oportunidade poderosa para pedir ao Espírito Santo que apareça e abra seus corações para Ele.

Nossas palavras nunca serão tão eficazes quanto a oração, e deve ser nossa principal prioridade ao compartilhar o Evangelho com alguém.

Tive muitas conversas espirituais que não levaram a lugar algum. Nesses momentos, aprendi a apenas perguntar se posso orar pela pessoa.

Esse simples ato de convidar Deus a agir naquele momento teve mais impacto do que todas as palavras que eu disse até aquele momento.

Acostume-se a superar o constrangimento e orar às pessoas ao seu redor. Estou confiante de que Deus honrará este passo de obediência e produzirá grandes frutos!

Às vezes, um iniciador de conversa pode ajudá-lo a superar o constrangimento e começar. Há mais? Conversas Espirituais para Não Religiosos é uma ferramenta para os seguidores de Jesus que desejam crescer em sua capacidade de se envolver em conversas espirituais significativas com aqueles em sua vida que estão longe de Deus.

Esta série de vídeos em 8 partes inclui perguntas para discussão que fornecem um caminho natural para compartilhar o evangelho.…

Os cristãos devem ler Levítico hoje?

Os cristãos devem ler Levítico hoje?

Você provavelmente já ouviu histórias de horror sobre o livro chamado Levítico na Bíblia. Como descreve não comer camarão, cortar a garganta das cabras e expulsar as pessoas impuras da comunidade. Este livro é de alguma utilidade para os cristãos hoje assim como o salmo do dia?

Para mostrar que acho que sim, quero fazer duas coisas. Um, equipá-lo para entendê-lo. Dois, mostrar algumas coisas que aprendi enquanto o lia.

Contexto é a chave

Se você tentar ler qualquer livro, muito menos Levítico, sem uma compreensão adequada do contexto que o cerca, será como cair no sistema interestadual de Atlanta sem um GPS. Você não apenas estará perdido, mas se sair vivo, irá embora e nunca mais voltará.

Vamos entender o que envolve este livro:

Levítico é o terceiro dos cinco livros de Moisés (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). Há uma sequência de histórias na Bíblia que muitas vezes podemos perder quando não lemos a Bíblia cronologicamente. Em Gênesis, Deus cria tudo e tem relacionamento correto com os humanos.

Os humanos preferem amar a criação ao invés de seu criador, virando as costas para Deus. O mundo está fraturado e Deus começa o processo de redimir o que deu errado. Rapidamente vemos o mundo mudar de pacífico para caótico.

Deus criou e foi bom, Homem morto. Deus disse a verdade e desejou que os humanos vivessem na verdade. O homem mente. No final do Gênesis, Deus escolhe um homem, Abraão, e faz uma aliança com ele.

Os cristãos devem ler Levítico hoje?

Em Êxodo, o próximo livro, a história continua. O povo de Deus está escravizado no Egito por muitos anos. Deus levanta um homem para libertá-los e eles começam sua jornada no deserto. O povo de Deus luta para confiar Nele, apesar de Suas obras poderosas e fidelidade comprovada.

Do Egito, através do Mar Vermelho, Deus conduz seu povo ao sopé do Monte Sinai. Deus diz que Ele não será apenas o Deus de Seu povo, mas Ele habitará com eles. O tabernáculo está construído, o lugar onde o Deus Santo habitará entre eles.

No livro de Números (4º livro) vemos o povo de Deus se mover do Monte Sinai para a terra prometida. O que há no meio? O livro de Levítico.

É uma coleção do que Deus disse a Moisés sobre o que deve ser feito para um Deus Santo viver com um povo profano. As regras relacionadas com o tabernáculo, os ritos, os eventos… todos têm o seu significado envolvido neste tema central: Deus é Santo.

Levítico é um livro difícil de entender para muitos de nós. Mas se você se lembrar de que é um conjunto de regras, eventos e leis relacionadas ao tabernáculo recém-construído, você conseguirá. É responder à pergunta “Como um Deus santo vive com pessoas profanas?”

Ele os chama para serem santos, como Ele é santo. E ele, por meio do sacrifício de animais, limpa seus pecados.

Por que devemos ler levíticos?

Devemos ler Levítico porque o Novo Testamento assume que você o conhece. Esses eventos (especificamente a páscoa e a ideia de sacrifícios) estão entrelaçados na cultura primitiva do Novo Testamento. Uma compreensão básica do livro ajudará a dar maior contexto e peso a algumas das histórias/versículos do Novo Testamento. Por exemplo:

Levítico 13 descreve que as pessoas com lepra devem viver fora do acampamento. Não apenas isso, mas se alguém tocar em alguém com lepra, eles próprios se tornarão impuros. Isso não dá maior peso e significado ao fato de que Jesus em Marcos 1:40, em vez de simplesmente proclamar um leproso limpo, estendeu a mão para tocá-lo para purificá-lo?

Isso nos ajuda a ver: Jesus se aproxima dos marginalizados, dos sujos, daqueles que teriam se sentido envergonhados pela elite religiosa. Não veríamos isso se não tivéssemos nenhum entendimento de Levítico.

Quando não devemos ler leviticos

Meu conselho pastoral para aqueles que estão pensando em ler Levítico seria este: há momentos em nossas vidas em que temos tempo para trabalhar duro e obter suas bênçãos, e há momentos em nossas vidas em que não o faremos.

Não devemos nos sentir culpados se nunca o lemos. É muito mais importante que você tenha um tempo consistente e diário com Deus. Se a leitura de Levítico atrapalha isso, não leia agora.

Uma regra útil: se não está ajudando você a se conectar com Deus, siga em frente.

Coisas que aprendi com o livro de levíticos

Ler Levítico é difícil. Li durante uma semana e pude ver grandes temas, que é o mais importante. Deixe as centenas de detalhes pequenos e específicos para os estudiosos.

  • Misture outras partes da Bíblia com sua leitura de Levítico;
  • Tornei-me mais consciente de quão sério é o meu pecado;
  • Tornei-me mais consciente de como Deus é Santo;
  • Isso me fez querer tratar meus “pequenos” pecados como pecados graves;
  • Isso me ajudou a ver mais beleza no Evangelho. Que Cristo não é apenas o sumo sacerdote perfeito, mas também o sacrifício.

Isso me lembrou da importância da igreja. Muitos dos eventos descritos em Levítico são para ajudar o povo de Deus a se lembrar de coisas que facilmente esqueceram no livro de Êxodo. (Que Deus é fiel, confiável, que Ele perdoa o pecado).

Ainda estamos propensos a esquecer essas coisas. Para nós, reservamos um dia a cada semana para lembrar. A igreja nos ajuda nisso.

Percorrer Levítico com dificuldade me ensinou que nem todos os momentos da leitura da Bíblia parecem “sobrenaturais”. Muitas vezes eu terminava de ler e dizia… O que eu faço com isso? Mais tarde, porém, quando lia algo no Novo Testamento, lembrava-me de algo em Levítico que acrescentava mais peso. Nem todos os insights são conhecidos no momento.

Valorizando a Palavra com você.…