Categoria: Utilidades

O melhor site do Brasil

Como cultivar seringueira (árvore da borracha)

Como cultivar seringueira (árvore da borracha)

Fiel ao seu nome, a planta da borracha, também chamada de seringueira (Ficus elastica) , já foi colhida em seu nativo sudeste da Ásia por sua seiva rica em látex.

Como plantas domésticas, as seringueiras são espécies de crescimento rápido e relativamente fáceis de cuidar. Suas folhas grandes e brilhantes causam uma impressão visual marcante enquanto purificam o ar em sua casa nova, depois que fizer as mudanças sp.

Como as seringueiras podem crescer até 3 metros de altura em apenas alguns anos, elas são ótimas para acentuar um espaço com tetos altos. Graças a podas criteriosas, técnicas especiais de propagação e até cultivares anãs como F. ​​elastica ‘Decora’, os jardineiros de interior também podem cultivá-los em espaços menores.

Mantenha sua seringueira fora do alcance de crianças e animais domésticos, pois esta espécie é tóxica.

  • Nome botânico: Ficus elastica;
  • Nome comum: planta de borracha, seringueira;
  • Tipo de planta: Perene;
  • Tamanho maduro: 50 pés de altura;
  • Exposição ao sol: Luz brilhante e indireta;
  • Tipo de solo: Mistura para vasos bem drenada;
  • pH do solo: 5,5–7,0;
  • Toxicidade: Tóxico para humanos e animais.

Cuidados com as plantas

Fique de olho no nível de umidade do solo da sua seringueira. Deve estar úmido o tempo todo, mas muita ou pouca água pode causar problemas.

Para que sua planta prospere, o solo deve ser mantido uniformemente úmido o tempo todo – nem muito úmido nem muito seco.

Como cultivar seringueira (árvore da borracha)

Sua seringueira pode precisar de rega menos frequente durante os meses de inverno. Além de monitorar a umidade do solo, é uma boa ideia manter sua planta em um vaso relativamente pequeno, que não retenha água suficiente para afogar a planta, mesmo que você seja um pouco pesado com o regador.

Quando notar poeira se acumulando nas folhas brilhantes da seringueira, limpe-as delicadamente com um espanador ou um pano úmido.

Você também pode colocar sua planta no chuveiro e enxaguá-la suavemente para limpar as folhas.

Melhores condições de cultivo para plantas de borracha

Coloque sua seringueira em um local com temperaturas moderadas (75–85 graus durante o dia e 60–65 graus à noite) e longe de correntes de ar frias ou calor seco.

As seringueiras são altamente adaptáveis ​​e prosperam em luz brilhante, indireta ou em pontos de luz baixa.

Cultivares variegadas, como ‘Ruby’ com veias rosadas, precisam de luz forte para manter sua coloração verde clara e creme; portanto, escolha essas variedades apenas se você tiver uma grande janela voltada para o sul para que elas cresçam.

Uma seringueira em um local ensolarado exigirá mais água e atenção vigilante à umidade do solo do que uma cultivada na sombra.

Folhas caídas indicam uma planta submersa, enquanto folhas amarelas significam que é hora de reduzir a rega.

Tipos de plantas de borracha

Existem muitas variedades comuns de plantas de borracha.

O Ficus robusta é o mais próximo da planta de borracha original, enquanto o Ficus elastica , mais durável, foi cultivado para uso interno.

A Ficus decora tem folhas maiores e mais largas e apresenta uma veia central com vermelho por baixo (a variedade bordô tem folhas escuras). Existe até um ficus rastejante, Ficus pumila , também conhecido como figueira rastejante.

Como propagar plantas de borracha

As plantas de seringueira podem ser propagadas por meio de camadas de ar (preferencial) ou por meio de estacas de ponta ou caule.

Embora o processo possa levar meses para ser concluído, novas plantas crescerão mais rapidamente se começarem durante a estação de crescimento da primavera . Veja como propagar sua planta de borracha:

Como propagar plantas de borracha por meio de camadas de ar

A camada de ar é frequentemente usada com plantas altas, como seringueiras, que crescem folhas no topo de um caule nu.

Essa técnica permite transformar a parte superior do caule em uma nova planta. O processo faz com que os nutrientes no sistema vascular da planta se acumulem no corte do caule, fazendo com que novas raízes cresçam a partir desse ponto.

Como propagar plantas de borracha por meio de estacas

Propagar por meio de estacas é uma ótima maneira de colocar os pedaços podados de sua seringueira para trabalhar.

Você pode usar estacas de ponta – o final de um galho com novo crescimento – ou uma porção de caule saudável.

Problemas comuns com fábricas de borracha

As seringueiras podem ser complicadas, mas existem soluções simples para problemas comuns que você pode encontrar, como folhas caídas ou amareladas, queda de folhas e pragas. Veja como manter sua planta crescendo saudável:…

Chave para limpar sua máquina de lavar louça

Chave para limpar sua máquina de lavar louça

Sua máquina de lavar louça lava completamente toda a gordura e sujeira de seus pratos, então deve estar bem limpa por dentro, certo? Bem, não exatamente.

As máquinas de lavar loiça não se limpam sozinhas, o que significa que, com o tempo, podem acumular-se resíduos de comida no seu aparelho.

Os germes resultantes não apenas fazem com que seus pratos cheirem mal – bactérias e fungos de restos de comida podem realmente contaminar seus pratos.

Além disso, restos de detergente e depósitos minerais também podem se acumular na máquina de lavar louça, fazendo com que o aparelho se torne menos eficaz na lavagem da louça, depois das mudanças jundiaí.

Portanto, assim como em qualquer outra área da sua casa, é importante criar uma rotina de limpeza profunda da sua máquina de lavar louça.

Se você não cuidar disso, poderá acabar com reparos caros. Felizmente, você não precisará de ingredientes sofisticados, técnicas ou mesmo muito tempo para fazer o trabalho com eficiência.

Aqui está o seu guia para limpar uma máquina de lavar louça com vinagre, de acordo com dois profissionais.

Com que frequência você deve limpar uma máquina de lavar louça?

De acordo com especialista, a frequência com que você deve limpar sua máquina de lavar louça depende de alguns fatores, incluindo a frequência com que você usa o aparelho.

Se você lavar uma carga de pratos diariamente, precisará limpar o filtro, o dreno e o interior da máquina de lavar louça pelo menos uma vez por mês.

Chave para limpar sua máquina de lavar louça

Sugerimos realizar uma limpeza profunda cerca de duas vezes por mês se você costuma cozinhar alimentos com graxa ou óleo.

No entanto, se você usar sua máquina de lavar louça com menos frequência e seus pratos não forem gordurosos, provavelmente poderá limpá-la uma vez a cada poucos meses.

Claro, há exceções. Aqui estão algumas outras ocasiões em que você pode precisar fazer uma limpeza completa em sua máquina de lavar louça:

  • A louça não sai limpa;
  • A máquina de lavar loiça tem um cheiro desagradável quando a abre;
  • Acúmulo perceptível de alimentos no filtro da máquina de lavar louça;
  • A comida está presa no braço do pulverizador da máquina de lavar louça;
  • Acúmulo visível de minerais ou ferrugem dentro do aparelho;
  • Resíduos de detergente no interior do aparelho.

Coisas que você vai precisar:

Existem muitas maneiras de limpar uma máquina de lavar louça com eficácia, mas algumas das melhores ferramentas provavelmente já estão na sua cozinha.

O vinagre é uma maneira eficaz de higienizar e desodorizar superfícies e pode ser especialmente útil para cortar restos de gordura na máquina de lavar louça. Por esse motivo, será o ingrediente principal no processo de limpeza do seu eletrodoméstico.

Embora especialista diga que é melhor usar vinagre de limpeza (procure concentração de 8 a 10%), você também pode usar vinagre de cozinha branco (geralmente concentração de 4 a 5%).

Aqui está a lista de suprimentos, que você precisa para obter uma máquina de lavar louça limpa com vinagre:

  • Vinagre branco destilado;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Um par de luvas de borracha;
  • Uma banheira ou balde de plástico;
  • Uma tigela lavável;
  • Uma escova de dentes velha;
  • Um pano de microfibra limpo;
  • Esponja ou pincel de prato (opcional).

Como limpar sua máquina de lavar louça com vinagre

São técnicas também caseira.

Passo 1: Esvazie sua máquina de lavar louça

Antes de começar a limpar, esvazie a máquina de lavar louça, incluindo todas as prateleiras, porta-utensílios e o filtro, que deve estar localizado no canto traseiro da parte inferior da máquina de lavar louça ou próximo à base do braço aspersor inferior.

Passo 2: Mergulhe as peças da máquina de lavar louça

Em seguida, coloque todas as peças em uma cuba ou balde plástico com uma mistura de água morna e um copo de vinagre branco destilado. Deixe-os de molho por cerca de uma hora.

Etapa 3: limpe todos os detritos restantes

Limpe os braços aspersores e as paredes laterais da máquina de lavar louça de cima para baixo com um pano de microfibra úmido para remover restos de comida, gordura ou outros detritos.

Em seguida, use uma escova de dentes para limpar dentro do filtro e dispensador do aparelho.…

A maneira mais fácil de limpar um ralo de chuveiro

A maneira mais fácil de limpar um ralo de chuveiro

Tomar um banho no final de um longo dia é uma ótima maneira de descontrair e relaxar. Mas essa experiência terapêutica pode ser facilmente arruinada quando você percebe que seu chuveiro está drenando lentamente, ou pior, não drenando nada.

Felizmente, a maioria dos problemas de drenagem do chuveiro pode ser evitada com a ajuda de uma tarefa necessária (se não divertida): limpar o ralo do chuveiro. Continue lendo para saber quando fazer, como fazer e como manter o ralo do chuveiro limpo por mais tempo depois das mudanças sorocaba.

Com que frequência você deve limpar o ralo do chuveiro?

Para manter o chuveiro funcionando bem e evitar odores ou entupimentos, limpe os ralos dos chuveiros usados ​​regularmente uma vez por mês.

Chuveiros que são usados ​​com menos frequência, como banheiros de hóspedes ou quartos extras, podem ser limpos trimestralmente. A limpeza regular do ralo do chuveiro mantém seu encanamento em ótima forma e mantém seu chuveiro em perfeitas condições.

O que você precisará:

Aqui está o que você precisa para limpar o ralo do chuveiro.

  • Água (morna e fervente);
  • Sabão;
  • Dreno de cobra, elétrico ou manual;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre;
  • Esponja de melanina;
  • Panos limpos.

Passo 1: Limpe a tampa de drenagem

Antes de remover a tampa do dreno para começar a limpar o ralo, certifique-se de limpar primeiro a tampa do dreno. Pegue suas luvas e levante a tampa do ralo e, em seguida, remova qualquer cabelo preso ou espuma de sabão.

A maneira mais fácil de limpar um ralo de chuveiro

Se ainda parecer muito sujo, deixe a tampa de molho em uma tigela com água morna e sabão enquanto continua a limpeza.

Passo 2: Quebre a cobra de drenagem

Agora que você pode acessar o ralo, é hora de abrir a cobra do ralo (também conhecida como broca). As cobras do ralo são ótimas para tirar grandes tamancos (geralmente feitos de cabelo) dos ralos. Dependendo do seu modelo, sua cobra de drenagem pode ser elétrica (operada com uma furadeira) ou manual (operada manualmente).

Para obter melhores resultados, siga as instruções do fabricante, mas aqui estão algumas dicas: empurre a cobra para dentro do ralo até sentir resistência – você encontrou um entupimento!

Gire a cobra para pegar o entupimento, puxe-a lentamente para cima e descarte o entupimento. Se você puxar a cobra de drenagem muito rapidamente, corre o risco de perder o entupimento.

Passo 3: Adicione o Bicarbonato de Sódio e o Vinagre

Depois de remover os grandes entupimentos, é hora de limpar o resto do ralo usando dois ajudantes domésticos: bicarbonato de sódio e vinagre.

Primeiro, ferva quatro xícaras de água. Em seguida, despeje a água quente no ralo e adicione uma xícara de bicarbonato de sódio.

Em seguida, despeje uma xícara de vinagre branco no ralo e deixe o ralo descansar por 15 minutos a uma hora, dependendo de quão sujo o ralo pode estar. A mistura deve começar a borbulhar.

Etapa 4: enxágue

Após esse tempo, ligue a água quente do chuveiro. Deixe-o escorrer pelo ralo por alguns minutos para remover o restante da mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Em seguida, recoloque a tampa do dreno, enxaguando a água com sabão embebida, se necessário.

Etapa 5: limpe a área circundante

Agora que o ralo está limpo e reunido, você precisará limpar a área ao redor do ralo. (Provavelmente ficou muito sujo entre todo o serpentear, puxar e derramar.)

Use uma esponja de melamina úmida e um pouco de graxa de cotovelo para esfregar qualquer marca de arranhão, acúmulo ou sujeira. Use um pano limpo e úmido para enxaguar qualquer resíduo sujo deixado pela esponja.

Como manter o ralo do chuveiro limpo por mais tempo

Limpar o ralo do chuveiro, embora necessário, certamente não é divertido para ninguém. Para mantê-lo limpo por mais tempo (e ter que limpá-lo menos), lembre-se destas dicas:

  • Use um coletor de cabelo facilmente removível ou uma tela de drenagem na parte superior da tampa do ralo. Eles vão prender o cabelo antes que ele vá para o ralo, evitando que os ralos entupam e evitando que você tenha que usar a cobra de ralo.
  • Não use sabonete líquido, xampu ou condicionador com partículas grandes, como aveia ou outros materiais esfoliantes grossos.
  • Esses ingredientes podem ficar presos no ralo e causar um entupimento. (Se você não consegue desistir de sua esfoliação facial de aveia, certifique-se de remover todas as partículas deixadas em seus canos com um minuto ou mais de água quente.)
Veja como limpar um sofá usado

Veja como limpar um sofá usado

Você encontrou o sofá usado dos seus sonhos. Parabéns! Vai ficar perfeito em sua casa – logo depois que você se livrar da evidência bacteriana de que está na casa de outra pessoa, em um brechó , em um caminhão de entrega e quem sabe onde mais.

Pode levar um pouco de graxa de cotovelo para limpar completamente um sofá barato, mas agora não é a hora de pegar o spray de quarto e encerrar o dia.

Pense bem: você vai botar a cara nas almofadas dessa coisa. Você comprou o sofá – não seus cheiros – e não se arrependerá do esforço de trazê-lo de volta ao seu melhor estado depois das mudanças campinas.

Para ajudá-lo a tirar o máximo proveito de sua nova peça, elaboramos um guia sobre como atualizar adequadamente esta peça de mobiliário. Abaixo, leia as melhores dicas sobre como limpar e higienizar um sofá usado.

Coisas que você vai precisar:

  • Escova de dente;
  • Luvas;
  • Detergente para lavar louça;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Aspirador manual ou aspirador com acessório de bocal;
  • Limpador à base de enzimas (opcional);
  • Limpador a vapor portátil (opcional);
  • Vinagre ou Vodca;
  • Garrafa de spray.

Passo 1: Limpe a sujeira e os detritos

Se um sofá novo realmente precisa de algum TLC e você teve sorte em um dia ensolarado, comece o processo de limpeza do lado de fora. Os raios UV matam as bactérias e trabalhar ao ar livre garante que você não respire em décadas de poeira.

Veja como limpar um sofá usado

Da mesma forma, mesmo que você nunca use luvas, limpar um sofá usado é um bom momento para adotar o hábito. Poeira e esporos – combinados com produtos de limpeza – podem fazer mal às suas mãos, e usar luvas novas é a maneira mais segura e higiênica de limpar.

Assim que estiver equipado, pegue um aspirador de mão ou aspirador com bico e faça sua primeira passagem sobre o sofá e em suas fendas para se livrar de migalhas, cabelos ou outros detritos.

Use a escova de cerdas para agitar e soltar detritos endurecidos, como chocolate derretido ou (espero) outros alimentos.

Etapa 2: preparar e planejar a limpeza

Remova tudo o que pode ser removido— travesseiros , almofadas, capas, etc.—para tratá-los e limpá-los separadamente.

Se a etiqueta do seu sofá tiver um código WS, ela pode ser limpa com água e solventes sem água. Coloque qualquer coisa removível na máquina de lavar em fogo alto e seque ao sol para evitar o encolhimento.

Se a etiqueta do seu sofá tiver um código S, que significa “solvente”, isso significa que você deve levá-lo à lavanderia se já passou da esperança de tratamentos pontuais.

Se a etiqueta do seu sofá tiver o código X, evite produtos de limpeza com espuma ou líquidos, pois podem causar encolhimento ou manchas.

Use apenas um aspirador ou pano seco para limpar esses sofás. Se isso não resolver, procure ajuda profissional e consulte um serviço de limpeza de sofás.

Etapa 3: lidar com manchas

Misture uma xícara de água morna com 1/4 de xícara de vinagre branco e uma colher de sopa de sabão de Castela ou detergente neutro dentro de um borrifador ou tigela pequena.

Pulverize ou use um pano limpo para enxugar a solução na mancha, mas não encharque o tecido (ou você pode fazer uma mancha maior do que quando começou).

Seque a mancha com um pano limpo e úmido. Deixe secar e repita o processo conforme necessário.

Se o seu sofá modular vintage tiver pernas de metal que já viram melhores (dias mais brilhantes), mergulhe a área em vinagre branco (se possível) ou use uma solução de suco de limão e sal, detergente neutro e amônia para remover a ferrugem.

Passo 4: Neutralize Qualquer Odor

Remova as almofadas, se possível, e cubra o sofá com uma fina camada de bicarbonato de sódio. Use uma escova de cerdas secas para trabalhar o bicarbonato de sódio no material, bem como nos cantos e fendas.

Deixe o fermento descansar por algumas horas para absorver a umidade.

Borrifar uma solução de água e vinagre ou água e vodca no sofá pode ajudar a eliminar a maioria dos odores. Você também pode usar um limpador de enzimas para lidar com cheiros e manchas que não saem.

Apenas certifique-se de comprar o limpador apropriado para o material do seu sofá.…