Como cultivar seringueira (árvore da borracha)

O melhor site do Brasil

Como cultivar seringueira (árvore da borracha)

Como cultivar seringueira (árvore da borracha)

Fiel ao seu nome, a planta da borracha, também chamada de seringueira (Ficus elastica) , já foi colhida em seu nativo sudeste da Ásia por sua seiva rica em látex.

Como plantas domésticas, as seringueiras são espécies de crescimento rápido e relativamente fáceis de cuidar. Suas folhas grandes e brilhantes causam uma impressão visual marcante enquanto purificam o ar em sua casa nova, depois que fizer as mudanças sp.

Como as seringueiras podem crescer até 3 metros de altura em apenas alguns anos, elas são ótimas para acentuar um espaço com tetos altos. Graças a podas criteriosas, técnicas especiais de propagação e até cultivares anãs como F. ​​elastica ‘Decora’, os jardineiros de interior também podem cultivá-los em espaços menores.

Mantenha sua seringueira fora do alcance de crianças e animais domésticos, pois esta espécie é tóxica.

  • Nome botânico: Ficus elastica;
  • Nome comum: planta de borracha, seringueira;
  • Tipo de planta: Perene;
  • Tamanho maduro: 50 pés de altura;
  • Exposição ao sol: Luz brilhante e indireta;
  • Tipo de solo: Mistura para vasos bem drenada;
  • pH do solo: 5,5–7,0;
  • Toxicidade: Tóxico para humanos e animais.

Cuidados com as plantas

Fique de olho no nível de umidade do solo da sua seringueira. Deve estar úmido o tempo todo, mas muita ou pouca água pode causar problemas.

Você pode gostar também:  8 Dicas para atrair estudantes internacionais

Para que sua planta prospere, o solo deve ser mantido uniformemente úmido o tempo todo – nem muito úmido nem muito seco.

Como cultivar seringueira (árvore da borracha)

Sua seringueira pode precisar de rega menos frequente durante os meses de inverno. Além de monitorar a umidade do solo, é uma boa ideia manter sua planta em um vaso relativamente pequeno, que não retenha água suficiente para afogar a planta, mesmo que você seja um pouco pesado com o regador.

Quando notar poeira se acumulando nas folhas brilhantes da seringueira, limpe-as delicadamente com um espanador ou um pano úmido.

Você também pode colocar sua planta no chuveiro e enxaguá-la suavemente para limpar as folhas.

Melhores condições de cultivo para plantas de borracha

Coloque sua seringueira em um local com temperaturas moderadas (75–85 graus durante o dia e 60–65 graus à noite) e longe de correntes de ar frias ou calor seco.

As seringueiras são altamente adaptáveis ​​e prosperam em luz brilhante, indireta ou em pontos de luz baixa.

Cultivares variegadas, como ‘Ruby’ com veias rosadas, precisam de luz forte para manter sua coloração verde clara e creme; portanto, escolha essas variedades apenas se você tiver uma grande janela voltada para o sul para que elas cresçam.

Uma seringueira em um local ensolarado exigirá mais água e atenção vigilante à umidade do solo do que uma cultivada na sombra.

Folhas caídas indicam uma planta submersa, enquanto folhas amarelas significam que é hora de reduzir a rega.

Tipos de plantas de borracha

Existem muitas variedades comuns de plantas de borracha.

O Ficus robusta é o mais próximo da planta de borracha original, enquanto o Ficus elastica , mais durável, foi cultivado para uso interno.

Você pode gostar também:  Chave para limpar sua máquina de lavar louça

A Ficus decora tem folhas maiores e mais largas e apresenta uma veia central com vermelho por baixo (a variedade bordô tem folhas escuras). Existe até um ficus rastejante, Ficus pumila , também conhecido como figueira rastejante.

Como propagar plantas de borracha

As plantas de seringueira podem ser propagadas por meio de camadas de ar (preferencial) ou por meio de estacas de ponta ou caule.

Embora o processo possa levar meses para ser concluído, novas plantas crescerão mais rapidamente se começarem durante a estação de crescimento da primavera . Veja como propagar sua planta de borracha:

Como propagar plantas de borracha por meio de camadas de ar

A camada de ar é frequentemente usada com plantas altas, como seringueiras, que crescem folhas no topo de um caule nu.

Essa técnica permite transformar a parte superior do caule em uma nova planta. O processo faz com que os nutrientes no sistema vascular da planta se acumulem no corte do caule, fazendo com que novas raízes cresçam a partir desse ponto.

Como propagar plantas de borracha por meio de estacas

Propagar por meio de estacas é uma ótima maneira de colocar os pedaços podados de sua seringueira para trabalhar.

Você pode usar estacas de ponta – o final de um galho com novo crescimento – ou uma porção de caule saudável.

Problemas comuns com fábricas de borracha

As seringueiras podem ser complicadas, mas existem soluções simples para problemas comuns que você pode encontrar, como folhas caídas ou amareladas, queda de folhas e pragas. Veja como manter sua planta crescendo saudável:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *