Veja como limpar um sofá usado

O melhor site do Brasil

Veja como limpar um sofá usado

Veja como limpar um sofá usado

Você encontrou o sofá usado dos seus sonhos. Parabéns! Vai ficar perfeito em sua casa – logo depois que você se livrar da evidência bacteriana de que está na casa de outra pessoa, em um brechó , em um caminhão de entrega e quem sabe onde mais.

Pode levar um pouco de graxa de cotovelo para limpar completamente um sofá barato, mas agora não é a hora de pegar o spray de quarto e encerrar o dia.

Pense bem: você vai botar a cara nas almofadas dessa coisa. Você comprou o sofá – não seus cheiros – e não se arrependerá do esforço de trazê-lo de volta ao seu melhor estado depois das mudanças campinas.

Para ajudá-lo a tirar o máximo proveito de sua nova peça, elaboramos um guia sobre como atualizar adequadamente esta peça de mobiliário. Abaixo, leia as melhores dicas sobre como limpar e higienizar um sofá usado.

Coisas que você vai precisar:

  • Escova de dente;
  • Luvas;
  • Detergente para lavar louça;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Aspirador manual ou aspirador com acessório de bocal;
  • Limpador à base de enzimas (opcional);
  • Limpador a vapor portátil (opcional);
  • Vinagre ou Vodca;
  • Garrafa de spray.

Passo 1: Limpe a sujeira e os detritos

Se um sofá novo realmente precisa de algum TLC e você teve sorte em um dia ensolarado, comece o processo de limpeza do lado de fora. Os raios UV matam as bactérias e trabalhar ao ar livre garante que você não respire em décadas de poeira.

Você pode gostar também:  Traços de caráter inabaláveis

Veja como limpar um sofá usado

Da mesma forma, mesmo que você nunca use luvas, limpar um sofá usado é um bom momento para adotar o hábito. Poeira e esporos – combinados com produtos de limpeza – podem fazer mal às suas mãos, e usar luvas novas é a maneira mais segura e higiênica de limpar.

Assim que estiver equipado, pegue um aspirador de mão ou aspirador com bico e faça sua primeira passagem sobre o sofá e em suas fendas para se livrar de migalhas, cabelos ou outros detritos.

Use a escova de cerdas para agitar e soltar detritos endurecidos, como chocolate derretido ou (espero) outros alimentos.

Etapa 2: preparar e planejar a limpeza

Remova tudo o que pode ser removido— travesseiros , almofadas, capas, etc.—para tratá-los e limpá-los separadamente.

Se a etiqueta do seu sofá tiver um código WS, ela pode ser limpa com água e solventes sem água. Coloque qualquer coisa removível na máquina de lavar em fogo alto e seque ao sol para evitar o encolhimento.

Se a etiqueta do seu sofá tiver um código S, que significa “solvente”, isso significa que você deve levá-lo à lavanderia se já passou da esperança de tratamentos pontuais.

Se a etiqueta do seu sofá tiver o código X, evite produtos de limpeza com espuma ou líquidos, pois podem causar encolhimento ou manchas.

Use apenas um aspirador ou pano seco para limpar esses sofás. Se isso não resolver, procure ajuda profissional e consulte um serviço de limpeza de sofás.

Etapa 3: lidar com manchas

Misture uma xícara de água morna com 1/4 de xícara de vinagre branco e uma colher de sopa de sabão de Castela ou detergente neutro dentro de um borrifador ou tigela pequena.

Você pode gostar também:  Perdendo peso com ômega 3: como funciona e como incorporar na dieta

Pulverize ou use um pano limpo para enxugar a solução na mancha, mas não encharque o tecido (ou você pode fazer uma mancha maior do que quando começou).

Seque a mancha com um pano limpo e úmido. Deixe secar e repita o processo conforme necessário.

Se o seu sofá modular vintage tiver pernas de metal que já viram melhores (dias mais brilhantes), mergulhe a área em vinagre branco (se possível) ou use uma solução de suco de limão e sal, detergente neutro e amônia para remover a ferrugem.

Passo 4: Neutralize Qualquer Odor

Remova as almofadas, se possível, e cubra o sofá com uma fina camada de bicarbonato de sódio. Use uma escova de cerdas secas para trabalhar o bicarbonato de sódio no material, bem como nos cantos e fendas.

Deixe o fermento descansar por algumas horas para absorver a umidade.

Borrifar uma solução de água e vinagre ou água e vodca no sofá pode ajudar a eliminar a maioria dos odores. Você também pode usar um limpador de enzimas para lidar com cheiros e manchas que não saem.

Apenas certifique-se de comprar o limpador apropriado para o material do seu sofá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *